terça-feira, 11 de setembro de 2007

A Tropa Das Ruas


O filme inédito Tropa de Elite, de José Padilha, sobre o Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar), que tem estréia prevista para outubro deste ano, já pode ser encontrado em qualquer camelô no Rio de Janeiro.

Tão dizendo por aí que essa foi uma tática para promover o filme, mas Padilha assegura que o responsável pelo vazamento do filme será identificado e preso. Padilha que ficou conhecido pelo documentário "Ônibus 174" diz estar chateado com a divulgação de sua obra inacabada.

Bom, eu acho que isso não irá afetar a bilheteria já que quem comprou o dvd pirata está vendo uma versão inacabada (terceiro corte, versão editada) e vai querer assistir a versão final do filme nos cinemas, vamos esperar para ver o que acontece.

"Tropa de Elite" é candidato a abrir o Festival do Rio, no próximo dia 20 de setembro, e será submetido também às seleções dos festivais Sundance (janeiro de 2008) e de Berlim (fevereiro de 2008).

Coquetel

Mostra Play the Movie

Iniciam-se hoje as apresentações da Mostra Play The Movie que fazem parte da programação do festival No Ar Coquetel Molotov, no cinema da fundação. A mostra conta com cinco filmes de longa-metragem e um de média-metragem, tendo como temática principal a música. A entrada é gratuita.
Segue abaixo a programação:

MOSTRA PLAY THE MOVIE
TERÇA-FEIRA - 11 DE SETEMBRO - 18h30
Cinema da Fundação - Sala João Cardoso Ayres
Entrada Gratuita

"O Galo da Madrugada" - 50 min - (Dir: Gabriel Mascaro)
O anúncio de um falso acontecimento público através das rádios comunitárias da Boa Vista e de anuncicletas revela para a cidade o surgimento de um outro Galo da Madrugada no SPA das Artes de 2006. O projeto reúne intervenção urbana, música eletroacústica, radiofonia e documentário audiovisual. Um galo (a ave de verdade) e sua relação com uma silenciosa madrugada recifense, na Av. Guararapes, marca o início da intervenção, onde os registros audiovisuais enquadram o movimento do tráfego e dos transeuntes num dia comum.

"Awesome; I Fuckin' Shot That!" - 90 min - (Dir: Nathaniel Hornblower)
Este é o registro do inesquecível show do Beastie Boys, no Madison Square Garden, em Nova York realizado em outubro de 2004. Os produtores do filme entregaram a cinqüenta fãs, câmeras super 8 - estes foram incumbidos de fazer um registro inovador do show da banda. Além do material produzido por eles, uma equipe de profissionais cuidou de gravar tudo da forma tradicional. No processo de edição, o desafio foi provocar um diálogo entre as duas formas de captação.

MOSTRA PLAY THE MOVIE
QUARTA-FEIRA - 12 DE SETEMBRO - 18h30
Cinema da Fundação - Sala João Cardoso Ayres
Entrada Gratuita

"O Livro Multicolorido do Karnak" - 90 min - (Dir: Marcel Izidoro)
O filme mostra os bastidores da turnê que a banda brasileira Karnak fez em 2004 na China. Como a banda tinha terminado oficialmente, e os fãs brasileiros não perdoariam a realização de uma turnê completa fora do Brasil (mesmo que o grupo tenha se comprometido a fazer apenas um show anual no país), o Karnak manteve esta turnê secreta até o ano de 2006, quando o filme foi lançado na 30ª Mostra de Cinema de São Paulo.

"Stop Making Sense" - 88 min - (Dir: Johnattan Demme)
Em dezembro de 1983, o diretor Jonatham Demme (de O Silêncio dos Inocentes) filmou três concertos da banda Talking Heads, realizados no Pantages Theater, em Hollywood. O resultado, exibido nos cinemas em todo o mundo com grande sucesso, mostra toda a loucura do grupo liderado por David Byrne dentro e fora do palco. Entremeadas a imagens de bastidores, estão grandes canções, como "Psycho Killer", "Burning Down The House" e "Girlfriend Is Better".

MOSTRA PLAY THE MOVIE
QUINTA-FEIRA - 13 DE SETEMBRO - 18H30
Cinema da Fundação - Sala João Cardoso Ayres
Entrada Gratuita

"Botinada - A Origem do Punk no Brasil" - 110 min - (Dir: Gastão Moreira)
Botinada narra as origens do punk rock no Brasil, sua primeira fase (1976 a 1984) e o paradeiro de seus protagonistas. Todo o material encontrado não está em condições perfeitas: fitas de vídeo mofadas e jornais caindo aos pedaços. Não poderia ser diferente. Botinada traz à tona essa incrível história contada pelos punks que vivenciaram de corpo, alma e jaqueta de couro essa caótica jornada.

"This is Spinal Tap" - 79 min - (Dir: Rob Reiner)
Spinal Tap foi a maior banda de heavy metal do universo. Mas seu sucesso meteórico subiu à cabeça de seus integrantes, o que fez com que resolvessem parar por conta própria antes do pior. O documentarista Marty DiBergi (Rob Reiner) resolve investigar o que aconteceu com a banda e filmar sua turnê de volta, 17 anos depois. O que deveria ser o retorno triunfal do Spinal Tap, considerada uma das mais barulhentas do mundo, se torna um registro do caos. Sua câmera filma um desastre atrás do outro e a própria banda está ameaçada de perder sua popularidade junto aos fãs. Tudo isso seria muito trágico, se não fosse mentira.


Curtas:

Japão
Exposição fotográfica sobre o cotidiano do povo japonês, até o dia 17 de setembro, no shopping center guararapes. São 40 painéis sobre o cotidiano e elementos culturais do Japão. A exposição pode ser conferida de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h. É aberto ao público!

80 anos
O festival das culturas populares, realizado de hoje até o dia 14, no museu do homem do nordeste, tem como tema "O Brasil Real de Ariano Suassuna", mais uma homenagem a Ariano Suassuna em decorrência de seu aniversário de 80 anos. Vai rolar palestras, oficinas, exposições, teatro e apresentações musicais, tudo isso de graça! O museu do homem do nordeste fica na avenida 17 de agosto, 2187, Casa Forte.

Apolo
O cinema apolo traz a pré-estréia do filme "Dias Selvagens", do diretor Chinês Wong Kar-Wai. O filme é de 1991 e só agora chega ao Brasil. A sessão única ocorre às 19h de hoje.
Curiosidades: Wong Kar-Wai Foi o 1º chinês a ganhar o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes e em 2006 foi o presidente do júri do mesmo festival.

E amanhã à partir das 17h o Apolo apresenta um clássico do cinema nacional, "O canto Do Mar" de Alberto Cavalcanti. Filme rodado em 1952 mostra imagens incríveis de Recife e Olinda. A entrada é franca.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Pra começar legal!


Tá todo mundo ligado que nesse fim de semana vai rolar o festival no ar coquetel molotov, que este ano chega a sua quarta edição. Além dos shows marcados para os dias 14 e 15 de setembro na UFPE, o evento pretende misturar música, cinema, artes visuais e tecnologia. Com uma mostra de cinema, onde serão exibidas produções com temática musical, e um ciclo de palestras, discutindo temas como "o papel da imprensa na legitimação e reconhecimento da música nacional".

As atrações internacionais desse ano são a ótima banda francesa Nouvelle Vague, que faz releituras de sucessos dos anos 70 e anos 80 transformando tudo em bossa nova e pop francês, o americano prefuse 73 (eletrônico) e e os suecos Love Is All, Helo Saferide e Suburban Kids With Biblical Names, parte da terceira edição do projeto Invasão Sueca.

Uma das principais atrações é a cantora brasileira Cibelle, pouco conhecida por aqui, que reside na inglaterra desde 2002, mas que vem alcançando prestígio no exterior, tendo já se apresentado no Carnegie Hall, ao lado do CocoRosie e Vashti Bunyan. Super elogiada por sua elegante mistura de Bossa Nova, Tropicália, Folk, Rock e bases eletrônicas, é considerada pela imprensa estrangeira como a nova diva da música brasileira. No entanto, ainda não se apresentou por aqui, sendo este seu primeiro show no Brasil.

Além da Cibelle se apresentam as pernambucanas Vamoz!, Volver, Backstages e Conceição Tchubas, a Supercordas (RJ), Wado (AL), Fóssil (CE) e Elma (SP), completando a programação musical. Os shows se dividem entre o teatro da UFPE e a sala de cinema da faculdade, onde vão ser exibidos trechos de filmes durante a apresentação das bandas, as cenas dos filmes foram escolhidas pelos próprios músicos.

Os ingressos para cada dia custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia para estudantes e clientes tim), e estão sendo vendidos nas lojas Vivace Discos (Plaza Shopping Casa Forte e Shopping Center Recife). A mostra de cinema, as palestras e os shows na sala cine tem entrada gratuita.